Quem sou eu

Minha foto
Piraí, Rio de Janeiro, Brazil
Nasci no Ceará, no Cariri, na cidade do Crato, em 12/03/44, passei parte da minha infância na fazenda Tanques e em Milagres, aos 10 anos, em 1954, vim para o Rio de Janeiro, com minha mãe e irmãos, juntar-se ao meu pai, que há um ano já se encontrava aqui.
Ateu por convicção, médico e professor por devoção. Especialista em pediatria e medicina esportiva, professor de fisiologia e anatomia aplicadas à atividade física na UFRRJ.

sábado, 1 de outubro de 2011

VULTOS DA FAMÍLIA

 Zacheu Esmeraldo 
ZACHEU E SUA ESPOSA CÂNDIDA
Figuras marcantes como Dr Zacheu Esmeraldo, o primeiro da família a vir para o Rio de Janeiro. Nascido em 1886, ainda muito jovem, nos primórdios de 1900, veio para o Rio de Janeiro, onde, com muita luta e sacrifício, cursou medicina na Praia Vermelha. Foi notável psiquiatra, tendo sido, inclusive, o primeiro a realizar a punção lombar como método diagnóstico. Também foi catedrático de Psiquiatria da antiga Universidade do Brasil na Praia Vermelha, Rio de Janeiro. Marcou seu nome nas páginas da medicina brasileira. Veio a contrair tuberculose de um paciente, que precocemente lhe tirou a vida.Inclusive, Dr Zaqueu Esmeraldo, renomado cirurgião plástico de São Paulo, recebeu esse nome como uma homenagem do seu pai ao ilustre primo.

Depois de uma longa ausência, tio Zacheu voltou a passeio na sua cidade natal, Crato,o berço da nossa familia. A visita ao sítio Bebida Nova, era programa obrigatório.
No alpendre, um colono almoçava. Tinha as mãos um prato enorme, com arroz, feijão, farinha e generosos pedaços de toucinho. Apertava os ingredientes com a mão, fazendo um bolinho,até que o toucinho escorresse entre os seus dedos e depois comia com raro prazer.
Admirado, tio Zacheu não se conteve:

- Isso não lhe repugna?"....
- O que? Seu Dotô?" - respondeu acanhado o matuto.
-Isso não lhe repugna?... - repetiu
- Do que mesmo vosmicê tá falando meu patrão?...
O Doutor,então caiu em si:
- Isso não lhe "arripuna"?.....
-Aaaaah!!... Inhô não, seu Dotô!!......Como com muito gosto. 

Adauto Esmeraldo


Alguns anos depois,em torno da década de trinta, chegou o também brilhante General Adauto Esmeraldo,nascido em 1903 e morto em 1992.Dentro e fora do Exercito ocupou importantes cargos, tais como:chefe do Estado maior do Exército, diretor do DOPS, presidente da CIBRAZEM.

Raimundo Esmeraldo, outro irmão de Zacheu e Adauto, dentista com consultório por décadas em Copacabana, foi o terceiro a chegar a Cidade Maravilhosa. Espirituoso e brincalhão, gozava da amizade de todos.
Adauto, Lourdinha e Raimundo. Maria Pia e Mãezarena (2ª esposa de Antonio Esmeraldo da Silva)

Adauto e Raimundo Esmeraldo


Homero Esmeraldo


Homero Esmeraldo e sua esposa Maria 
O quarto a chegar ao Rio de Janeiro foi tio Homero que também era dentista, figura humana inesquecível, foi para mim um segundo pai. Irreverente, tem histórias incríveis. Certa vez, chegou em casa, sem se dar conta, que o seu jaleco branquinho, estava manchado de batom vermelho. A mulher, muito ciumenta, logo notou e "armou o maior barraco".Deu-lhe uma bronca, literalmente homérica. Ele, cabisbaixo, precisava urgentemente de uma desculpa. Pensou no mercúrio cromo, muito usado na época e da cor do batom. Entretanto, nervoso e afobado, "borrou" tudo:

-"Você não está vendo logo que isso é AZUL DE METILENO!!"...

A seguir, o já referido Mauricio, funcionário público, da Marinha e por último da Transbrasil.
Pouco tempo depois chegou Humberto Esmeraldo Barreto, destacada figura no cenário Nacional. Foi diretor da Petrobras, assessor de Imprensa no governo Geisel, presidente da CEF e presidente da Transbrasil. Logo a seguir, veio para o Rio, o seu irmão, Fernando Esmeraldo Barreto, que aqui se formou em medicina, casou e foi morar em Londrina, no Paraná, onde vive até hoje.


Cristovão Esmeraldo

Cristovão Esmeraldo (em 1940) 
Suspeito para falar do meu querido e inesquecivel pai recorro ao testemunho de tantos quantos os conheceram. Inteligente, bondoso e brincalhão era amado por todos. Em 1953 deixou sua fazenda Tanques no município de Milagres, sertão cearense e veio para o Rio de Janeiro onde tornou se fazendeiro em Cacaria municipio de Piraí - RJ e funcionario da Petrobras. Em 16 de janeiro de 1973 com pouco mais de 58 anos precocemente deixou um vazio em nossos corações.

Cristóvão aos 20 anos e amigos (3º da esquerda para a direita) - Crato -1934
 



Cristóvão e Avelino - 1955


Sérvulo Esmeraldo 


Sérvulo Esmeraldo

Nascido no Crato,em 1929, é um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional. Seu rigor geométrico-construtivo e sua disciplina criativa colocaram seu nome em destaque a partir da década de 50, e, através deste renome internacional, o artista luta continuamente pela divulgação da arte nordestina e pela renovação artística do seu Estado.
Humberto Esmeraldo Barreto
Humberto Esmeraldo
Foi diretor da Petrobras, presidente da Caixa Econômica Federal, da Norquisa Petroquímica e da Transbrasil. Amigo intimo do ex-presidente Geisel, desde os 17 anos, teve participação muito efetiva no seu governo, tendo sido também seu assessor de imprensa. Inicialmente criticado pela mídia pelo fato de não ser jornalista, desempenhou com raro brilhantismo essa função.

Zaqueu Torres Esmeraldo

Zaqueu Torres Esmeraldo
Renomado cirurgião plástico, atuando em São Paulo onde reside e em Fortaleza onde vai frequentemente. Nasceu em Senador Pompeu - Ceará. Formou-se na Universidade Federal do Ceará e se especializou na Capital Paulista.



Ronaldo de Matos Esmeraldo

Médico graduado pela UFC em dezembro de 1979;
Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital dos Servidores do Estado, RJ (1980): Hospital de Ipanema, RJ (1981-83);
Residência médica em Urologia, Hospital de Ipanema, RJ (1983-84);
Pós-graduação em Transplante Renal e de Ilhotas de Pâncreas, Nuffield Department of Surgery, John Radcliffe Hospital, Oxford, Reino Unido (1991-93);
Mestrado em Cirurgia do Transplante, Universidade de Oxford (1993)
Cirurgião Geral e Urologista, chefe do Setor de Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza, CE (desse 1995);
Realizando desde 1993 no Hospital Geral de Fortaleza:
Cerca de 1750 transplantes de rins;
Primeira Cirurgia para retirada de rim em doador vivo por vídeo-laparoscópica do norte-nordeste (segunda do Brasil), com mais de 400 casos;
170 transplantes de Fígado;
35 Transplantes de Pâncreas-Rim (primeiro transplante de sucesso no norte nordeste em dezembro de 1989);

Primeira perfusão de rim em máquina hipotérmica pulsátil da América Latina, em maio de 2012 com mais de 350 procedimentos (maior experiência da América Latina);


Robério de Matos Esmeraldo
Nascimento: em 28 de dezembro de 1942, em Senador Pompeu, CE.
Formação Acadêmica:
. Engenheiro Industrial e Metalúrgico formado pela Universidade Federal Fluminense - UFFERJ,
em Volta Redonda – RJ, em dezembro de 1967.
Curso de Formação Especial:
. Curso de Manutenção Refratária e de Processos de Produção para Usinas Siderúrgicas Integradas entre outubro e dezembro de 1980 por convênio entre a COSIPA – Usina Siderúrgica Paulista e SUMITOMO METALS ministrado em Katayama, Japão. 



2 comentários: